quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

PRIVACIDADE

Antigamente, as pessoas se comunicavam por meio de cartas ou telegramas; estas, por sua vez, demoram dias e até mesmo semanas para chegarem ao destinatário. A rede de telecomunicação era precária e a palavra "celular" ainda não existia no dicionário. Então, chega o século XXI, com uma verdadeira "revolução digital". A partir de então muda-se todos os paradigmas e surge uma nova Era.


As cartas e telegramas transformaram-se em emails e mensagens instantâneas.  As pessoas não perdem mais o contato umas com as outras, pois a comunicação é em tempo real. Agora, distância não é problema e a palavra "eficiência" define bem essas tecnologias. Mas, será que essa tecnologia pode nos prejudicar? Claro que sim! A invasão de privacidade nas redes sociais é um problema.


Privacidade, segundo o dicionário, significa "o controle acerca da disponibilidade das informações pessoais". Atualmente, o conceito é o mesmo, porém, sua abrangência foi alterada, visto que, as redes sociais transformaram completamente a idéia pacata que nós tínhamos de privacidade; aquele pensamento restrito ao lar. Hoje, a privacidade na internet é decidir quem tem acesso as suas informações pessoais. Mas, até que ponto suas informações são públicas ou privadas? Uma foto colocada na rede mundial de computadores, em tese, é pública. Quem irá decidir se esse status será mantido ou não, é você! As redes sociais disponibilizam uma série de configurações de segurança para evitar a invasão de privacidade. No início, o facebook, por exemplo, não disponibilizava nenhuma ferramenta de privacidade, logo, tudo era de todos. Mas, as pessoas ao perceberem que estavam tendo sua privacidade violada, exigiram ferramentas de proteção.


Portanto, atualmente, a intimidade pode transforma-se num verdadeiro espetáculo. Basta somente a você decidir a quantidade de pessoas que irão assisti-lo. E, lembre-se que "se cada um soubesse o que o outro faz dentro de quatro paredes, ninguém se cumprimentava".

Nenhum comentário:

Postar um comentário