segunda-feira, 31 de outubro de 2011

É HORA DE AMADURECER

Quantas vezes você tentou e não conseguiu mudar uma situação com medo de não saber o que vinha pela frente?
Quantas vezes você se pegou chorando, pensando numa coisa muito melhor pra sua vida e não consegue dar um passo, trava, chora, espera uns minutos, pra voltar à mesma posição antiga, sem mudar absolutamente nada?
O ser humano tem medo de mudanças emocionais.
É duro evoluir quanto gente. Você nasce e passa pela infância e tem seu aprendizado de forma meio sutil, não mexe aqui, não vai ali que cai, você cai e se machuca.
Você aprende que a vida não é fácil e que seu corpo é frágil. Começam os medos físicos, os temores, mas você, claro, se não passar por nenhum trauma profundo, descobre que viver é seguir adiante.

Passando da infância pra adolescência, você descobre que os sentimentos são mais profundos, mas ainda é meio tudo ou nada, alegria infantil, raiva infantil que num instante passa. Você descobre que existe maldade, inveja, ciúme, sentimentos um pouco mais evoluídos na forma emocional. Você desenvolve pensamentos sobre isso, descobre que tem opinião, o que te faz bem, o que te faz mal.
É só mais um degrau do que vem por ai. Você vai se tornar adulto.
É, você se torna adulto. Dizem que certas crianças se tornam adultas mais cedo, é o amadurecimento. Talvez ela tenha passado por coisas que não deveria pra idade dela. Isso faz bem? Talvez sim, talvez não, depende do acompanhamento desta criança.

Bom, chegamos à fase adulta, é um misto de querer ser e não poder, sentir e não se achar, raiva de não sei o que, liberdade que você achou que ia ter e... Surpresa! Enganaram-te! Ninguém é livre, todos nós seguimos uma cadeia de acontecimentos na vida, porque não vivemos sós! Vivemos em sociedade, todos temos o nosso papel nela, não tem pra onde escapar!
Triste? Ah, não ligue, você se acostuma.

Agora, sabe o que a gente não se acostuma? De termos nossos sentimentos traídos.
Subjugados. Indeferidos.

Já que a vida é um aprendizado e a gente vive sempre aprendendo, não é possível que os outros achem que a gente não aprendeu direito.
Então, porque nos cutucam, nos provocam? Os outros não têm os mesmos sentimentos que a gente? Claro que sim, mas como são muitos, os outros nunca sabem qual o seu básico, além de raiva, alegria, dor. Então, temos que aprender a dizer sim, não e talvez de vez em quando. Amadurecer é saber respeitar o seu limite e o dos outros. É saber interpretar o que você quer e o que o outro deseja. É ter consciência do mal ou do bem que você faz a alguém, não só fisicamente, mas emocionalmente. Saber que aquilo que você é, é aquilo que você quer pra sua vida. É saber conviver.

Quando amadurecemos, viramos adultos no sentido emocional da palavra. Tornamos-nos “gente grande” quando estamos preparados para dizer o que queremos, o que sentimos, antes que alguém venha até nós e queira nos dominar, subjugar, passar por cima do que queremos e sentimos. E preparar-se pra briga, porque haverá confrontos, lutas, ás vezes desiguais. Mas eu sei que ninguém perde a guerra, podemos perder batalhas por coisas bobas, mas o que move a gente vai estar forte e firme e o que queremos é nossa mente a nosso favor.
Em resumo, a vida nos dá trabalho de casa todo dia, pra podermos nos graduar nela.

E vamos sentir medos, frustrações, desencantos, fracassos, mas saberemos dar a volta por cima, porque antes de tudo, precisamos acreditar em nós mesmo e no que queremos e sentimos. Não se amargure e se ache fraco. Passa.

Todos nós somos fortes em algum ponto específico ou vários, aprenda a deixar seus sentimentos definidos e use-os quando for necessário, não esconda o que você quer da vida e dos outros. Amadureça e seja feliz.

2 comentários:

  1. Realmente é assim, crescer não é fácil ou melhor é difícil amadurecer. Eu acredito que a princial diferença entre o adulto e uma criança ou adolescente é que agora vc não tem mais ninguém pra cuidar de voce como antes. É necesario aprender a se cuidar e a lidar com seus sentimentos.A saber como reagir diante de situações frustantes e desapontadoras ao invés de chorar e lamentar a vida. Ser adulto é ser responsável.

    ResponderExcluir