quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Dizer que não tem preconceito esta na moda!!!!!



Meu nome é Alice Moreira, tenho 44 anos de idade, fui  casada por duas vezes . Tenho dois filhos, lindos e maravilhosos  ,  e uma Neta de 8 anos que enche minha vida de alegria e esperança no futuro.
Aos 39 anos de idade  fui estudar  Teologia,  fui para a Faculdade de Teologia. Hoje sou Militante dos Direitos Humanos como um Todo . Mas as questões Teológicas sempre foram fundamentais em minha vida.
Acontece que há cerca de 4 anos (não sei precisar com certeza) atrás vi uma reportagem no Fantástico onde um grupo de homossexuais se reunia em um apartamento para uma espécie de culto religioso. A queixa deles era que igrejas (católicas e protestantes) não os aceitavam. Aquilo mexeu muito comigo porque na época em que fui Membro  de uma igreja evangélica, tradicional eles nem  lembravam que homossexuais existiam.
Essa era uma questão tão mal  resolvida na minha cabeça que  eu comecei a questionar que Amor era esse? Percebi o equívoco que tinha cometido pois, do que me adiantava criar celeuma e nada fazer...não me movimentar?  Eu não teria  respostas para dar porque  ate aquele momento eu não havia me posicionado na luta. Fiquei angustiada e comecei a fazer aquelas perguntas que  a Igreja não queria responder.  A busca de respostas foi um processo longo e trabalhoso que exigiu muito mais que abordagens teóricas sobre o assunto. Na verdade tive que reformular todos os conceitos de vida . Depois de uns  anos já estava convencida que a igreja por ignorância, omissão, má fé ou seja lá o que for, erra e contribui decisivamente para que muitas pessoas sofram e para que famílias sejam desestabilisadas por puro preconceito e arrogancia. Mais que isso estou convencida que a diversidade encontrada em todas as áreas da criação, inclusive nas aptidões e identidades sexuais fazem parte da beleza que Deus desejou para Sua obra e, portanto, discriminar os homossexuais é um crime primeiramente contra Deus (quem somos nós para criticar o que Deus fez?) e depois contra a humanidade
Entretanto resolver as coisas no campo conceitual traz implicações para o dia a dia de cada um de nós. De nada adiante estar convencida de algo se isso não provocar uma mudança de comportamento em sua vida. E mudar comportamentos não é tarefa fácil. Primeiramente minha familia e depois os amigos. Muita gente boa sequer sabe que é preconceituosa. O discurso politicamente correto" levam as pessoas a afirmações de coisas que não sentem. Dizer que não tem preconceito é bonito e esta na moda. Desvencilhar-se do preconceito e seus entulhos é um trabalho que demanda tempo. Viver sem preconceito ainda é uma atividade de alto risco.
Na busca de melhor entendimento do universo homossexual conheci alguns jovens com problemas para aceitarem sua homossexualidade. Percebi que grande parte dos conflitos tem sua origem principal nas famílias , a maior parte delas, que importam seus preconceitos das igrejas Cristãs. Conheci jovens falando em auto-mutilação por medo de pecar. Teve um menino que depois de seguir todas as "receitas" que sua igreja deu para que ele fosse "libertado desse pecado", como não conseguia, falou em suicídio, porque assim pecaria menos. Depois de meses conversando com ele consegui que ele entendesse que Deus o ama e o quer assim como ele é. O convenci que o pecado seria ele negar a homossexualidade. Estou convencida que muitas pessoas tem problemas de aceitação de sua homossexualidade porque, infelizmente, a igreja é a maior disseminadora do preconceito na sociedade.
Mais drástico foi constatar que a igreja assim procede ostentando com arrogancia a pretensiosa ilusão de ser a "representante de Deus" na terra. Essa mentira faz bem para o ego de lideres religiosos. Deus se revela onde e como deseja, sem necessitar de "procuradores" fajutos e inconseqüentes. Ser branco, negro, amarelo, vermelho, heterossexual ou homossexual são manifestações legítimas do gênio criativo de Deus. Por isso minha participação no movimento LGBT se dá com três propósitos distintos:
- Combater a discriminação e o preconceito com ações que promovam a desconstrução das estruturas que os mantem. 

- Ajudar, no que eu puder, as pessoas que tem problemas em vivenciar sua sexualidade e sua fé 

- Conseguir amigos entre todos.

Hoje sofro discriminação tambem, e agora dos dois lados. Os que são homossexuais porque tem dificuldades em conviver com Minha Orientação Religiosa. Os heteros porque não conseguem compreender por que apoio o que para muitos deveria ser negado. Dos que são religiosos porque acham que estou blasfemando com minhas idéias e dos ateus porque acham que é impossível crer em Deus e apoiar os homossexuais. Mas também tenho conseguido muitos amigos, e espero conseguir muito mais, e isso não tem preço.
Pois essa sou eu e sempre serei.

Nenhum comentário:

Postar um comentário