quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Por um Brasil livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania de LGBT











A 2ª Conferência Nacional de Políticas Públicas e Direitos Humanos de LGBT teve sua abertura na noite da quinta-feira 15. Com o tema “Por um Brasil livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania de LGBT”, o evento recebe, até o próximo domingo, debates que nortearão as futuras iniciativas federais à favor da causa LGBT
A solenidade de início dos trabalhos aconteceu na sede da Confederação Nacional dos Trabalhadores do Comércio (CNTC), em Brasília, e contou com a presença da ministra de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário Nunes, do coordenador da Frente Parlamentar Mista pela Cidadania LGBT na Câmara dos Deputados, deputado federal Jean Wyllys, do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, que representou a presidente Dilma Vana Rousseff, e de outras autoridades e conselheiros.
A Delegação do Estado do Rio de Janeiro, se fez presente,e sempre atenta sendo direcionada e super bem conduzida por nosso estimado Superintendente Cláudio Nascimento.

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ayres Brito completou a mesa no meio da cerimônia. Ele, que foi relator da ação que reconheceu a união estável para casais do mesmo sexo, recebeu das mãos de Maria do Rosário o prêmio de Direitos Humanos, o que foi dado ao magistrado pelo Governo Federal na categoria Garantia dos Direitos da População de LGBT.
A ausência da presidenta Dilma Rousseff  não passou despercebida. Após a apresentação dos políticos que estariam na mesa, os militantes que lotavam o centro de eventos do CNTC cantavam : “Ô Dilma, que papelão. Não se governa com religião” e “Ô Dilma, pisou na bola. Homofobia continua na escola”.
Ponto negativo para a presidente e ponto positivo para o ex-mandatário. Lula recebeu palmas todas as vezes que teve seu nome citado. “É preciso que Dilma governe como Lula. Um homem que não teve medo de falar de programas para a comunidade LGBT”, disse Jovanna Baby, do segmento das travestis e transexuais.
O presidente da Associação Brasileira de Gays, Lésbicas, Bissexuais e Transexuais (ABGLT) Toni Reis, que recebeu vaias ao compor a mesa no início da cerimônia, também citou Lula. Ele lembrou da abertura da 1º Conferência Nacional LGBT realizada em 2008, quando o ex-presidente participou da solenidade ao lado de oito ministros do seu governo.
A ministra Maria do Rosário Nunes rebateu as críticas a Dilma Rousseff: “Estamos aqui para reconquistar a confiança e orientados pela presidenta para estar com vocês. A secretária quer entender o movimento, mas a secretária também precisa ser entendida por vocês”, disse.
Além da abertura dos trabalhos da Conferência, a solenidade serviu para os lançamentos da revista dos Direitos Humanos da População LGBT, produzida pela Secretaria de Direitos Humanos, e do comercial informativo contra homofobia, uma ação inédita do Governo Federal com a Rede Globo, PNUD e Unesco. O vídeo começa a ser veiculado em horário nobre no próximo sábado 17.
Continue acompanhando pelo Koizas de Alice todas as ações da 2° Conferência Nacional LGBT. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário