segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Basta de Violência....Sou Mulher..Exijo Respeito !!!!!!!!!!



Toda forma de violência contra a mulher tem que parar. Na Novela das nove da rede Globo – “Fina Estampa”, a personagem Celeste é agredida pelo marido, Baltazar quase que diariamente. A novela traz um debate: “por que as mulheres não denunciam seus agressores?”Muitos não gostam como o tema está sendo abordado, dizem que é violência gratuita. Mas, na prática, as estatísticas são favoráveis ao tema nas novelas – em todos os folhetins em que o tema foi abordado, no mesmo período as denúncias aumentaram.
Existe um DVD cujo títuto é “Mulher de Lei” e que foi produzido em parceria do Instituto Maria da Penha –http://www.institutomariadapenha.org.br/  com a Coodenadoria de Políticas Públicas para a Mulher do Ceará – Cepam:http://cepamce.blogspot.com/ A Lei Maria da Penha em Cordel faz parte desse DVD, de autoria do cantor, repentista e arte educador cearense Tião Simpatia, e explica os principais artigos da da Lei Maria da Penha com uma linguagem de fácil entendimento e de forma ilustrada. Segue abaixo:
A campanha, tema , foi escolhida para ter início e fim em dois dias emblemáticos, começando no Dia Internacional de Ação Não Mais Violência contra as Mulheres (25 de novembro) e terminando no Dia Internacional dos Direitos Humanos (10 de dezembro).
A 21ª Campanha Internacional: 16 Dias de Ativismo, apresenta como tema, neste ano, a questão do militarismo e seus impactos na vida das mulheres, e busca o fim da violência estatal.
O lema da campanha deste ano será “Da paz no lar, até a paz no mundo: Desafiemos o militarismo e acabemos com a violência das mulheres”. Três dimensões da violência estatal contra as mulheres serão abordadas: a violência sexual que freqüentemente ocorre durante e depois dos conflitos; a violência sexual e a violência com base no gênero perpretada por agentes do Estado, mais especificamente pela polícia e pelas forças armadas; e a violência política contra as mulheres, que pode ocorrer antes, durante e após as eleições.
A Campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres é uma mobilização educativa e de massa, que luta pela erradicação deste tipo de violência e pela garantia dos direitos humanos. Em todo o mundo, quatro datas-marco representam essa luta no período de realização da Campanha – 25 de novembro a 10 de dezembro, por isto recebeu o nome de 16 Dias de Ativismo:
- 25 de Novembro -  foi declarado Dia Internacional da Não-Violência contra as Mulheres
- 1º de dezembro – O Dia Mundial de Combate à Aids
- 06 de dezembro – Massacre de Mulheres de Montreal (Canadá)
- 10 de dezembro – Dia Internacional dos Direitos Humanos
No Brasil, mais uma data é destacada pela dupla discriminação sofrida pelas mulheres negras: 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra. Tudo isso para que a sociedade repudie este ato de violência praticado contra as mulheres, pois eles são uma violação dos Direitos Humanos.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário